Prática Pedagógica

Por Jonas Klébio Landim Santana

Bem, vamos falar aqui, um pouquinho sobre a pratica pedagógica, onde todo cuidado é pouco.
Mas porque todo cuidado é pouco?
Porque o sucesso ou fracasso de uma escola está relacionado diretamente com a forma como os professores tratam seus alunos e também na forma como esses alunos enxergam sua escola. Os professores, os gestores, os alunos e suas famílias são partes integrante e fundamental para uma escola se destacar em meio as outras. Existem maneiras relativamente simples para se chegar lá, é preciso que todas as pessoas envolvidas no processo pedagógico trabalhem juntas e em favor dos alunos, além de valorizar sempre o tempo disponível para realizar atividades pedagógicas diversas, para facilitar a compreensão, citarei agora alguns passos fundamentais para a organização da escola e da sala de aula.

· Organizando a sala de aula:

Primeiramente é fundamental que a escola disponha de muitos materiais pedagógicos, que devem estar sempre ao alcance dos professores e alunos.

Apresentaremos abaixo, três passos fundamentais para a organização da sala de aula:

1. A rotina da escola deve ser usada em proveito dos alunos e do professor.
È fundamental que se esclareça, para os alunos, qual vai ser a rotina diária dos trabalhos. Essa informação ajuda a orientar os alunos, torna-os mais autônomos e, melhor ainda, libera o professor para ajudar aqueles que estão precisando de ajuda.

2. É importante estabelecer as regras do jogo.
Estabelecer regras de conduta para a classe, deixando claro que as regras acordadas podem ser sempre mudadas, caso deixem de ser consensuais.

3. A sala de aula precisa ser um lugar bonito e organizado.
A sala de aula precisa estar sempre limpa e organizada, pois um ambiente feio e mal cuidado causa desprazer que repercute na aprendizagem. O arranjo da sala deve mudar em função da tarefa a ser realizada.


· Dinâmica da sala de aula

Antigamente, os professores tinham a idéia de que os alunos seriam fáceis de serem moldadas a partir do exterior, isso não existe mais. Um bom professor sabe que seus alunos selecionam determinados aspectos do meio físico e social, os assimilam e processam, conferindo-lhe significados. Ou seja, as crianças não são mais vistas como aquelas que podiam ser moldadas a partir do comportamento do professor e metodologia de ensino adotada, hoje entende-se que os própios alunos possuem, conhecimentos, capacidades e habilidades prévias e cabe ao professor saber lidar com essas capacidades utilizando-as a favor da construção da aprendizagem, mantendo-se uma constante interação entre os professores e colegas.

Outro passo importante é o professor estar sempre mantendo ajuda aos alunos, que deve ser proporcional a dificuldade de cada um.

· Desafios da interação

Na interação com os alunos o professor deve sempre seguir um roteiro como esses:

· Estabelecer, no começo do ano escolar, a rotina diária e as regras de conduta a serem seguidas por todos.

· Conhecer bem os alunos: suas competências, seus conhecimentos e habilidades, bem como suas referências socioculturais e seus interesses.

· Prepara bem a aula, articulando o que os alunos conhecem e os conteúdos que precisam ser aprendidos, imprimindo fluidez e ritmo nas lições.

· Introduzir um conteúdo novo fazendo perguntas, problematizando situações, verificando quais são as hipóteses dos alunos sobre o assunto.

· Empregar tarefas diversificadas, compatíveis com o nível de dificuldade dos alunos e adequadas às suas necessidades.

· Oferecer material de consulta variado e relevante.

· Criar condições para os alunos sistematizarem os conteúdos aprendidos, usando estratégias de fixação e, em especial, de aplicação dos novos conceitos.

· Incentivar o pensamento independente.

· Encorajar a autonomia do aluno.

· Abrir possibilidades efetivas de obtenção de ajuda para todos.

· Avaliar sistematicamente a aprendizagem.

· Propiciar ocasiões para recuperação e reforço da aprendizagem.

· Retomar os conteúdos aprendidos antes de introduzir novos.

· O papel da linguagem

A linguagem articulada ao pensamento permite que significados sejam dados ao mundo a nossa volta.
Ou seja, através da interação social conseguimos articular a linguagem ao pensamento, pois dessa forma é que significados são dados ao mundo em nossa volta e isso nos propicia o crescimento intelectual.

· Trabalho diversificado

É interessante juntar em uma mesma sala alunos com maiores rendimentos e outros com menor rendimento, pois assim um pode estimular o outro e ajudar nas dificuldades. Para isso é preciso que o professor tempere a aula, tenha um bom manejo de classe e, em especial, saiba usar estratégias variadas, para que todos recebam a atenção necessária por parte do docente.

Atendimento individualizado
Trabalho em grupos
Trabalho com o conjunto da classe

· Representações mútuas de professores e alunos

É comum ver professores que investem mais e dão mais atenção e credibilidade a alunos bonitos, bem arrumados e cheirosos; naqueles que demonstram maior motivação, responsabilidade e participação; nos que evidenciam aprender com facilidade; nos que vão para a escola com o material pedido.

É preciso que o professor saiba a importância de ter expectativas positivas a cerca de seus alunos, as expectativas que ele cria para seus alunos podem se tornar realidade.

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